domingo, 11 de outubro de 2015

Sahel



     O Sahel, que do árabe significa costa ou fronteira, é uma faixa de 500 km a 700km de largura, e 5400 km de extensão. Situa-se na África Subsaariana, entre o deserto do Saara, ao norte, e a savana do Sudão, ao sul. Entre o oceano Atlântico e o Mar Vermelho.

     O Sahel atravessa os seguintes países: Gâmbia, Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Argélia, Níger, Nigéria, Camarões, Chade, Sudão, Sudão do Sul, Eritreia, Etiópia, Dijibouti e a Somália.
Constitui uma zona de transição entre a ecozona paleoártica e a afro-tropical, ou seja, entre a aridez do Saara e a fértil da savana.
     Trata-se de uma região fitogeográfica dominada pela vegetação de estepes, que recebe uma precipitação variada pelos anos. Pode, portanto pensar-se que a agricultura no Sahel está completamente condenada á desgraça. No entanto, a região é protegida por um cinturão verde constituído por uma flora altamente diversificada que a protege dos ventos do Saara. O Sahel vem também enfrentando longos períodos de seca. Entre 1968-1974, a prolongada seca levou a uma situação de fome nos países da região, oque motivou a fundação do Fundo internacional de Desenvolvimento Agrícola, uma agência especializada das Nações Unidas




Alunas: Aghatha Rosário e Jade Brum
Turma: 8°ano
Professor: João Mateus da Rocha
Matéria: Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário